Brasil e Japão assinam acordo de cooperação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou, na manhã da sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, com Motegi Toshimitsu, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão.  

Países assinaram acordo relacionado à produção e uso de Nióbio e Grafeno.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou, na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, com Motegi Toshimitsu, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.  No mesmo dia, em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, os países assinaram um Memorando de Cooperação relacionado à produção e uso de Nióbio e Grafeno.

“O objetivo do documento bilateral é aprofundar o entendimento mútuo para explorar a cooperação na cadeia de valor de produtos que usam nióbio ou grafeno e propiciar uma cooperação mais estruturada no futuro, incluindo potenciais projetos conjuntos”, destaca o Ministério das relações Exteriores em nota.

Assinaram o memorando o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e o ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi| Foto: Odjair Baena / ASCOM MCTI

A iniciativa é resultado de tratativas iniciadas pelo presidente Bolsonaro, que em 2019 manifestou interesse na cooperação ao então primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante o Fórum Econômico de Davos, e de reunião entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, também em 2019.

Durante a cerimônia, foram firmados também acordos de cooperação entre os dois países nas áreas de biodiversidade, desenvolvimento de sensores e plataforma de agricultura de precisão em apoio à agricultura sustentável brasileira e uso tecnologias avançadas de radar de abertura sintética e uso de inteligência artificial para o combate ao desmatamento ilegal.

Foto: Marcos Corrêa/PR

@grassi_m com informações das assessorias
Fotos: Marcos Corrêa/PR  e  Odjair Baena /ASCOM MCTI