Oferta de novos produtos, melhoria da gestão, valorização de fornecedores da Região Metropolitana de Curitiba e uso de novas soluções digitais para aumentar as vendas. Convênio entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR) vai propor ações de inovação para reduzir os impactos de covid-19 nas feiras, mercados e Sacolões da Família da Prefeitura. Um diagnóstico já está sendo feito, desde o início do ano, por consultores do Sebrae/PR.
O convênio do município e Sebrae/PR integra as ações do programa de Retomada Econômica de Curitiba, lançado pelo prefeito Rafael Greca no segundo semestre de 2020.
De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a parceria busca minimizar os efeitos da pandemia, mas também vai preparar equipes e permissionários de estabelecimentos do município para os desafios pós-covid, como o crescimento da concorrência, a necessidade de diferenciais e a maior presença digital.
“É de suma importância pensar soluções neste momento, fortalecer e otimizar a rede agrolimentar direta e indiretamente conectadas ao município. Assim toda a cadeia de produção e a população serão beneficiadas”, argumenta.
Atualmente, está em andamento o levantamento de dados e informações com entrevistas e pesquisas on-line. As propostas a serem implementadas serão anunciadas em junho deste ano.
Regionais
Segundo o Consultor do Sebrae/PR, Vinicius Milani, os levantamentos feitos nas dez regionais visam entender os hábitos de consumo da população.
“A ideia é que, por meio destes levantamentos, possamos encontrar soluções em políticas públicas no segmento de segurança alimentar e nutricional para os próximos anos e proporcionar à população de Curitiba uma melhoria com os alimentos, em qualidade e quantidade, conforme padrões internacionais de referência que temos utilizado”, afirma.
Confira alguns objetivos da parceria Prefeitura e Sebrae/PR:
Estudo de acesso, aquisição, consumo e variedade de hortifrúti ofertados ao consumidor;
Estímulo ao consumo consciente, com valorização da compra da produção local/regional;
Inovação na contratação pública em SAN (licitação sustentável prevista no art. 3º, da Lei Federal nº 8.666/93: desenvolvimento nacional sustentável) – por meio do estudo de um modelo de contratação pública com a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos;
Valorização de espaços públicos e privados como indutores de tendências alimentares, marcas regionais e paranaenses;
Aprimoramento da gestão de negócios aos permissionários de Mercado Municipal de Curitiba, Mercado Regional do Cajuru e feiras livres;
Diagnosticar, assessorar e estabelecer metodologia para formação de uma rede de potenciais parceiros, dentro do 2º e 3º setores, objetivando o desenvolvimento intersetorial de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional;
Ações estruturantes e executivas de apoio à logística, venda e marketing (fomento à Agricultura Familiar);
Estudo da utilização do sistema de produto marca “Mercado Municipal de Curitiba”;
Feiras Livres 4.0 – repensar todos os conceitos envolvendo as feiras convencionais, incorporando inovações, tecnologia, novos segmentos e produtos, incluindo formas de comercialização.
Foto: Daniel Castellano/SMC