Imperador Naruhito faz primeiras saudações de Ano-Novo ao público na Era Reiwa

O imperador Naruhito, do Japão, disse rezar pela felicidade da população japonesa e mundial ao dirigir seus primeiros votos de Ano-Novo para o público na Era Reiwa.

Naruhito, que ascendeu ao trono em maio, e outros integrantes da família imperial cumprimentaram o público que compareceu nesta quinta-feira ao Palácio Imperial, em Tóquio.

Em um clima ameno de janeiro, era tão grande a quantidade de pessoas à espera diante do palácio que o portão principal foi aberto às 9h10 — 20 minutos antes do horário previsto.

Também estavam no balcão do palácio e saudaram a multidão, além de outras pessoas, a imperatriz, Masako; o imperador emérito, Akihito, e a imperatriz emérita, Michiko; o príncipe herdeiro, Akishino, e a princesa herdeira, Kiko. Eles fizeram três aparições pela manhã.

O imperador disse ser uma satisfação celebrar com o público a chegada do novo ano. Manifestou preocupação, porém, com as dificuldades enfrentadas por tanta gente, no Japão, em consequência de tufões e fortes chuvas no ano passado.

Expressou votos de que 2020 seja um ano tranquilo, sem desastres, e disse desejar felicidade ao Japão e a outros países.

Foi a primeira vez desde a sucessão do trono que o imperador emérito e a imperatriz emérita apareceram em público ao lado do atual casal imperial.

Segundo a Agência da Casa Imperial, mais de 68.700 pessoas foram ao palácio nesta quinta-feira.