Japão adota medidas contra universidade que perdeu contato com estudantes estrangeiros

O governo japonês está adotando medidas contra uma universidade que desconhece o paradeiro de mais 1000 estudantes estrangeiros que haviam se matriculado na instituição.

O governo iniciou uma investigação na Universidade de Bem-Estar Social de Tóquio após ter sido descoberto que muitos estudantes estrangeiros não frequentavam mais o campus no distrito de Kita, na capital japonesa. A universidade tem quatro campi em todo o Japão.

A investigação dos ministérios da Educação e da Justiça revelou que a universidade perdeu contato com 1.610 estudantes estrangeiros ao longo de 3 anos até março de 2019.

Dentre eles, 1.113 faziam parte do “programa de pesquisadores internacionais”, um curso preliminar para aqueles que desejam se tornar alunos regulares da instituição.

O governo diz que os administradores da universidade precisam assumir a responsabilidade por aceitar estudantes estrangeiros sem estarem preparados adequadamente. Ele criticou a universidade por perder contato com um grande número deles.

Representantes do governo decidiram suspender a emissão de vistos de residência para novos “estudantes pesquisadores” e vai ordenar que a universidade apresente um plano de melhoria de gestão até o final de julho.

Com NHK