O Japão lançou um foguete H2A que transporta um novo satélite de telecomunicações no Centro Espacial de Tanegashima, situado no sul do país. É o 43º lançamento deste tipo de foguete.
No lançamento, realizado domingo, às 16h25, o foguete foi propelido com sucesso à estratosfera e se separou do seu propulsor. Trinta minutos depois, liberou o satélite, a 300 quilômetros de distância da superfície, como planejado.
O satélite vai transmitir em alta velocidade dados e imagens do Planeta para uma estação-base, além de diferentes dados para o Centro de Inteligência por Satélite do Gabinete.
Propulsores próprios farão com que o engenho ingresse em órbita terrestre a uma altitude de 36.000 quilômetros, acima do equador.
É um satélite capaz de transmitir dados nove horas por dia, em média — nove vezes mais do que era possível com o modelo anterior.
É o 46º lançamento consecutivo da mesma série de foguetes desde 2005, incluindo os H2B. Trata-se também do 51º lançamento bem sucedido de um total geral de 52 feito pelo Japão.
O índice de 98% de êxitos está entre os mais elevados do mundo.
Com NHK