Com foco no fortalecimento do ambiente de inovação no Estado, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) consolidou em 2019 parcerias estratégicas para a atração de novos negócios e apoio ao setor produtivo. Os projetos contemplam áreas como energias renováveis, empreendedorismo inovador, fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Foram firmados acordos de cooperação com instituições públicas e privadas, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Paraná Invest. Na área de pesquisa, as parcerias foram com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, as ações seguem a determinação do Governo do Estado, para estimular a união da produção científica das universidades com inciativas de organizações dos setores público e privado, em favor de uma agenda que gere soluções mais eficientes e inovadoras.
“Ao longo de seus quase 80 anos, o Tecpar participou de projetos inovadores com o setor público e privado, cumprindo sua missão de atuar em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e na Produção e Soluções Tecnológicas que agreguem valor aos nossos clientes e à sociedade”, enfatiza Calado. “Atuamos neste ano com um foco claro: construir projetos que gerem novos negócios no Paraná, com criação de empregos de alto impacto.”
Em 2019, o Senai-PR e a Invest Paraná se tornaram parceiras do Tecpar em ações conjuntas para impulsionar o ambiente de negócios no estado. O acordo assinado com o Senai-PR busca trazer mais eficiência na aplicação dos recursos destinados ao apoio e ao desenvolvimento dos negócios incubados e acelerados.
As instituições se comprometem a compartilhar infraestrutura física e tecnológica, oferecendo condições para o desenvolvimento dos negócios das empresas incubadas do Tecpar e aceleradas do Senai.