Tóquio entra em alerta devido a reincidência de casos de coronavírus

Autoridades de Tóquio emitiram um alerta após confirmar a taxa mais alta de casos de coronavírus registrada nas últimas semanas. A governadora da província afirma que a medida é uma forma de alertar a população para permanecer cautelosa, mas que não altera o plano de reabrir a economia gradualmente.

As luzes da icônica ponte do Arco-Íris, na Baía de Tóquio, bem como as do prédio do governo metropolitano de Tóquio foram trocadas, das sete cores do arco-íris, para uma única luz vermelha, para sinalizar que o alerta foi emitido.

Autoridades reportaram 34 novos casos de infecção por coronavírus na capital japonesa na terça-feira. É a primeira vez que o número ultrapassa a marca de 30 casos em cerca de três semanas.

Aproximadamente 5.300 pessoas testaram positivo até agora na capital, que concentra uma população de 14 milhões.
O aumento no número de casos ocorre uma semana após o governo central ter suspendido o estado de emergência para a área metropolitana de Tóquio e outras localidades. Isso levou o governo da província a começar a afrouxar as restrições que pediam o fechamento de vários negócios.

A governadora Koike Yuriko falou na terça-feira: “Queremos continuar a retomada das atividades sociais e econômicas e, ao mesmo tempo, continuar com a prevenção da disseminação de Covid-19. Vamos precisar da cooperação de todos os residentes.”

Autoridades da capital japonesa estão preocupadas, principalmente, com infecções em bares e casas noturnas.

NHK