Total de mortes chega a 77 após passagem de forte tufão pelo Japão

Pessoas que vivem em áreas atingidas pelo tufão Hagibis no Japão enfrentam dificuldades para se recuperar das inundações. A rede de televisão do Governo apurou que o total de mortes chegou a 77. Resgatistas buscam nove pessoas que continuam desaparecidas.

Na província de Tochigi, ao norte de Tóquio, pessoas passaram a realizar o árduo trabalho de limpeza. Voluntários foram destacados para ajudar os idosos a retirarem a lama de suas casas.

As chuvas torrenciais provocaram o rompimento de pelo menos 110 diques em rios, inundando mais de 40 mil residências.

Até a tarde de quinta-feira, mais de 105 mil lares continuavam sem água e milhares de casas estavam sem luz. Não se sabe quanto tempo levará até que esses serviços sejam totalmente restaurados.

O Rio Chikuma provocou extensos transbordamentos na cidade de Nagano, na região central do Japão. Casas ficaram inundadas rapidamente depois que parte de uma ribanceira cedeu.

Enchentes também ocorreram na região sul de Tóquio. Um trecho do Rio Tama transbordou, inundando cerca de 600 residências.

Autoridades meteorológicas advertem que o norte e o leste do Japão podem receber mais chuva na sexta-feira e no sábado. Elas exortam as pessoas em áreas atingidas pelo desastre que permaneçam alertas, afirmando que mesmo uma pequena quantidade de chuva é capaz de desencadear mais inundações ou deslizamentos de terra.

por @grassi_m com informações da Japan Broadcasting Corporation