Afonso Pena poderá ter voos diretos para os EUA e Europa

O aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, terá voos internacionais diretos para os Estados Unidos e Europa. Essa é a expectativa do Governo do Estado, que pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) uma revisão no edital que prevê a concessão do terminal.

O assunto foi debatido nesta semana em uma audiência pública realizada em Curitiba, na qual estiveram presentes representantes da ANAC, de órgãos públicos, do governo do estado do Paraná, de empresas privadas e da sociedade. Na reunião foi apresentado o valor das tarifas aéreas, a evolução do volume de passageiros transportados no setor e detalhes sobre o modelo de concessão em blocos de aeroportos.

Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, acompanhou o encontro e explica que a revisão solicitada será determinada em uma atualização do edital já existente. A mudança altera a categoria do terminal e deve exigir obras de expansão da pista do Afonso Pena. A reestruturação permitiria o pouso e decolagens de voos diretos para os Estados Unidos e Europa.

@grassi_m com assessorias