CCIBJ-PR responde 6: quem tende a desenvolver sintomas graves quando infectado com o coronavírus?

Especialistas da emissora pública do Japão respondem às dúvidas que muitas pessoas têm em relação ao novo coronavírus.

A pergunta é: “quem tende a desenvolver sintomas graves quando infectado com o coronavírus?”

Resposta: A Organização Mundial da Saúde diz que muitas mortes causadas pelo vírus ocorreram com pessoas que apresentam condições que debilitam o sistema imunológico, incluindo alta pressão sanguínea, diabetes e doenças cardíacas.

Para falar com mais clareza, pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos devem ter especial cuidado, não somente em relação ao novo coronavírus, como também contra infecções comuns como influenza sazonal. Entre elas, incluem-se pessoas que apresentam condições como alta pressão sanguínea, diabetes e doenças cardíacas, aquelas que tomam medicamentos imunossupressores, para tratar, por exemplo, de reumatismo, e pessoas idosas.

Os pesquisadores ainda não concluíram como a gravidade das condições crônicas de saúde está relacionada à severidade dos seus sintomas.

No caso das mulheres grávidas, não há dados que indiquem que elas se enquadram na categoria de alto risco em relação ao coronavírus. Contudo, falando de uma forma geral, elas tendem a ser vulneráveis ao vírus e, caso fiquem com pneumonia, são as que mais facilmente desenvolvem sintomas graves.

Não há, também, dados sobre os tipos de sintomas manifestados pelas crianças infectadas com o coronavírus. Mas, uma vez que elas não podem tomar medidas preventivas, tais como lavar as mãos e evitar multidões, por sua própria conta, os pais e responsáveis devem fazer tudo o que podem para protegê-las.

Com NHK