Encontrada no Japão a pintura mais antiga feita por um cristão japonês

Foi descoberta perto de Tóquio uma pintura religiosa que teria sido feita por um cristão japonês cerca de 400 anos atrás. 
A pintura foi encontrada em um museu da localidade de Oiso, da província de Kanagawa, que é renomado por seu acervo de peças históricas relacionadas com cristãos japoneses.
Dirigentes do estabelecimento e especialistas escrutinaram a pintura. Explicaram que se trata de um rolo de pendurar pintado a nanquim, em papel japonês washi, com 22 centímetros de largura por 3 metros de comprimento.
A obra retrata, em 15 cenas, Jesus Cristo e a Virgem Maria, incluindo a Anunciação e o Pentecostes.
Também há nela escritos. Uma análise mostra que são orações em latim transcritas foneticamente. No fim do rolo aparecem as inscrições “ano de 1592”. Especialistas consideram altamente provável que a pintura tenha sido feita naquele ano, pois a sua análise do papel empregado na obra indica ter sido produzida entre o final do século 16 e o início do século 17.
O cristianismo havia desembarcado no Japão 40 anos antes de 1592. Os especialistas acreditam que cristãos japoneses da época tenham reproduzido pinturas religiosas ocidentais para uso em preces. Dizem ser a primeira descoberta de uma pintura religiosa elaborada no estilo japonês tradicional.