Em Curitiba-Paraná, o Sesc da Esquina sediou nesta semana, o 1º Simpósio Paranaense de Justiça, Ética e Compliance, promovido pelo Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e a Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil e Japão (Apaex), em conjunto com a Escola de Gestão do Paraná e Controladoria-Geral do Estado do Paraná.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão no Paraná – CCIBJ-PR, Arata Hara, junto de Guilherme Kasai e Bruna Hara, representantes da CCIBJ-PR-JUNIOR, participaram do evento.
O objetivo foi sensibilizar e capacitar profissionais dos setores público e privado, tais como funcionários das Secretarias de Estado do Paraná, empresários, sociedade civil e o público acadêmico sobre a importância da ética, da justiça, da integridade, da governança e do compliance. “Esse evento surge dentro de um contexto nacional, que é debater importantes temas na área de governança, risco e conformidade, especialmente aqui no Estado do Paraná, onde estamos implementando, seguindo diretrizes da Controladoria do Estado, o programa de integridade em toda a administração pública”, justificou o Chefe do Departamento de Justiça, Felipe Eduardo Hideo Hayashi.
O presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil e Japão (Apaex), Rodrigo Schmidt, ressaltou que a Apaex tem promovido e apoiado vários eventos relacionados à governança, com o suporte da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Jica. “Como o compliance vem sendo desenvolvido também na Fecomércio e em todo o Sistema S, foi uma ideia, juntamente com o Departamento de Justiça da Secretaria de Estado, promovermos esse evento. Envolvemos outros órgãos da administração pública e também vários parceiros que se agregaram a este projeto, pela relevância que o compliance tem todas as instituições, sejam públicas ou privadas”, destacou.
Participaram do evento o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Bráulio Cesco Fleury, representando a Escola de Gestão; o controlador-geral do Estado do Paraná, Raul Siqueira; o diretor de Justiça, Cidadania e Trabalho da Sejuf, Antonio Devechi; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro; o superintendente da Fecomércio, Eduardo Luiz Gabardo Martins; o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Atsunori Kadoya; o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto; e o diretor administrativo e financeiro da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Pedro Carmona Gallego.
O evento contou com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, CCIBJ-PR-JUNIOR, Sanepar, Copel e Celepar.
Apoiador do evento, o representante da Jica salientou a relevância do debate. “Esse tema compliance e justiça é muito importante para todos, tanto para o setor público quanto para o privado, por isso a Jica está apoiando esse simpósio”, relatou Atsunori Kadoya.
O controlador-geral do Estado do Paraná destacou a qualidade técnica do evento, que reuniu professores e especialistas em compliance. “Somos um estado afortunado por termos pessoas tão capacitadas e de tamanho conhecimento na área de políticas de integridade e compliance. O Paraná é um Estado preocupado de trazer todo esse cenário de compliance para dentro da administração pública”, afirmou Raul Siqueira.
No encerramento, o simpósio contou com a palestra magna do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, que falou sobre “Aspectos Comportamentais do Compliance”.
@grassi_m com informações da CCIBJ-PR, CCIBJ-PR-JUNIOR, SEJUF, FECOMÉRCIO-PR.
Crédito das imagens: SISTEMA FECOMÉRCIO ( Bruno Tadashi e Murilo Ribas )