Autoridades sanitárias do Japão pedem que pessoas de todas as faixas etárias tomem a vacina da gripe com antecedência, devido à preocupação de um surto simultâneo de infecções gripais e do coronavírus.
A demanda para a vacina da gripe deve aumentar com a chegada do inverno no Japão. O Ministério da Saúde aconselha que pessoas com idade de 65 anos ou mais tenham prioridade no recebimento da vacina da gripe, desde 1º de outubro.
Com início nesta segunda-feira (26), o ministério aconselha que pessoas de outras faixas etárias também sejam vacinadas. Segundo a pasta, uma boa parcela da população idosa já seguiu as recomendações.
Autoridades do Ministério da Saúde pedem que profissionais da área médica, pessoas com condições pré-existentes, gestantes e crianças de 6 meses a 7 anos de idade, sejam imunizados primeiro.
A pasta afirma que mais de 66 milhões de doses da vacina devem ser oferecidas na temporada deste ano. Trata-se de cerca de 2 milhões e 800 mil doses a mais do que a estimativa inicial.
O ministro da Saúde, Tamura Norihisa, disse a repórteres que existe uma lacuna entre oferta e demanda, já que muitas pessoas têm feito reservas de doses mais cedo do que de costume. Afirmou que a pasta vai tentar disponibilizar vacinas da gripe de forma abrangente e equilibrada em todo o país.
Com informações e imagem da NHK