O primeiro-ministro do Japão disse que seu governo vai anunciar o nome da nova era do calendário japonês no dia 1º de abril. Shinzo Abe explicou que o novo nome entrará em vigor no dia 1º de maio, dia da entronização do atual príncipe herdeiro, Naruhito.
Está agendada para o dia 30 de abril a abdicação do imperador Akihito, marcando assim o fim da chamada era Heisei. Akihito será o primeiro imperador em 200 anos a abdicar do trono japonês.
Nesta sexta-feira, o premiê falou com a imprensa após visita ao Santuário de Ise, na Província de Mie.
Desde o período Meiji, o nome das eras do calendário japonês coincide com o reinado do imperador. Cada vez que um imperador novo sobe ao trono, uma nova era é iniciada.
Abe disse que, até agora, a escolha do nome era decidida e anunciada no dia de início da nova era. Desta vez, o premiê afirmou que o anúncio será adiantado para minimizar o impacto da mudança na vida da população.
De acordo com o primeiro-ministro, o nome da nova era será anunciado assim que receber a aval do Gabinete no dia 1º de abril.
Abe afirmou que seu governo vai se empenhar ao máximo para preparar a sucessão imperial de modo que todo o povo possa celebrar a ocasião.
O premiê acrescentou desejar que 2019 marque o começo de um novo futuro para a nação.