Especialistas da emissora pública do Japão vão responder a perguntas de nossos ouvintes sobre o novo coronavírus.
Apresentamos as respostas para as dúvidas sobre “como podemos ser infectados” e “como prevenir a infecção”.
Resposta: Especialistas acreditam que o novo coronavírus é transmitido por gotículas ou contato com superfícies contaminadas, da mesma forma como na gripe sazonal ou no resfriado comum. Isso significa que o vírus se espalha por meio de gotículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Também é possível ser infectado ao entrar em contato com maçanetas e alças em vagões de trens e depois tocar no nariz ou boca com a mão contaminada. Acredita-se que o coronavírus tenha o mesmo nível de infecciosidade da gripe sazonal.
As medidas básicas de prevenção contra o coronavírus são as mesma da gripe, ou seja, lavar as mãos e respeitar a etiqueta ao tossir.
Ao lavar as mãos, é aconselhável que se use sabão para limpar todas as partes da mão até o pulso com água corrente por pelo menos 20 segundos. É também possível utilizar produtos de limpeza para as mãos a base de álcool. A etiqueta ao tossir é uma forma importante de controlar a disseminação da infecção. Aconselha-se que as pessoas cubram o nariz e a boca com lenços ou com a manga da roupa para prevenir lançar gotículas contaminadas sobre os outros. Uma medida também eficiente é evitar aglomerações, e quando estiver em ambientes fechados, abrir janelas com frequência e manter o local ventilado.
No Japão, cada companhia ferroviária deve decidir se abrem ou não as janelas de vagões lotados. Especialistas dizem que vagões já são ventilados em um certo nível uma vez que as portas se abrem quando o veículo para nas estações e passageiros desembarcam ou embarcam.
Com NHK