Resposta: Existe um relatório sobre esta questão publicada por uma equipe formada por especialistas, incluindo aqueles da Organização Mundial da Saúde. A equipe conduziu uma análise detalhada sobre os sintomas apresentados por 55.924 pessoas confirmadas com infecção até o dia 20 de fevereiro na China.
Segundo o relatório, 87,9% dos pacientes tiveram febre, 67,7%, tosse, 38,1% reclamaram de cansaço, e 33,4% tiveram catarro. Outros sintomas incluíam falta de ar, dor de garganta e dor de cabeça.
Aqueles que estavam infectados apresentaram tais sintomas por cinco a seis dias, em média.
Aproximadamente 80% dos infectados mostraram sintomas relativamente leves. Alguns não desenvolveram pneumonia. De todas as pessoas infectadas, 13,8% se tornaram gravemente enfermas, com dificuldade na respiração.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade e aquelas com outros problemas de saúde, tais como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, doenças respiratórias crônicas e câncer, mostraram-se mais vulneráveis em desenvolver sintomas graves ou fatais. Havia poucos informes de crianças que se tornaram infectadas ou se tornaram seriamente doentes. Somente 2,4% de todos os pacientes infectados tinham 18 anos ou menos de idade.
Dr. Satoshi Kutsuna, do Centro Nacional para a Saúde e Medicina Global, tratou pacientes que testaram positivo para o vírus no Japão. Kutsuna disse que os pacientes que ele observou tinham corrimento nasal, dor de garganta e tosse. Ele disse que todos sentiam cansaço e tinham febre de 37 graus ou superior que durou por cerca de uma semana. O doutor disse que algumas pessoas desenvolveram febre mais alta após uma semana. Acrescentou que os sintomas tendem a permanecer mais tempo que nos casos de influenza sazonal ou outras enfermidades de infecção viral.
Os dados apresentados aqui foram atualizados no dia 19 de março.
Fonte: NHK