Especialistas da emissora pública respondem às dúvidas que muitas pessoas têm em relação ao novo coronavírus.
A pergunta é: “Crianças tendem a desenvolver sintomas graves ao ser infectadas?”
Resposta: Não há registros de que, na China, crianças tenham tendência a desenvolver sintomas graves ao ser infectadas pelo novo coronavírus.
Segundo a análise de uma equipe de especialistas do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, de 44.672 pessoas infectadas até 11 de fevereiro, nenhuma criança de até nove anos de idade morreu por causa da doença. Houve somente o registro de morte de um paciente adolescente.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Wuhan e de outras instituições relataram que, até 6 de fevereiro, nove bebês, entre um e 11 meses de idade, tinham testado positivo para o coronavírus na China continental. Nenhum deles ficou em estado grave.
O professor Tsuneo Morishima, da Universidade de Medicina de Aichi, é um especialista em doenças infecciosas pediátricas. Ele afirma que, de determinada maneira, o novo vírus é semelhante a cepas de coronavírus existentes e que crianças, que geralmente pegam resfriado comum, podem ter uma certa imunidade contra o vírus.
No entanto, Morishima acrescenta que nós devemos estar cientes de que a infecção tende a se disseminar rapidamente em escolas e creches. De acordo com o professor, pais e responsáveis devem ter certeza de que crianças lavem bem as mãos e mantenham os locais onde se encontram bem ventilados.
Os dados apresentados aqui são de 24 de março.
Fonte: NHK