O Corpo Consular do Paraná completou 68 anos no último dia 22 como entidade organizada, inicialmente como Sociedade do Corpo Consular e, agora, com a denominação de Corpo Consular; reunindo 40 diplomatas de carreira e cônsules honorários de nações com representação no Estado.
Fundado no dia 22 de janeiro de 1951, o Corpo Consular teve, como seus últimos presidentes, os cônsules Luiz Celso Branco (Chile), Edson José Ramon (Sérvia), Mariano Czaikowski (Ucrânia), Andreas Hoffrichter (Alemanha) e, atualmente, presidido pelo cônsul Thomas Augusto do Amaral Neves (Albania e República Dominicana).
PRESENÇA
Desempenhando atividades regulares, com reuniões mensais, articulação de visitas de delegações diplomáticas (presidentes, ministros e embaixadores) dos países que representa, o Corpo Consular possui importância por configurar uma porta aberta do Paraná em relação aos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas e comerciais.
Para seu presidente, cônsul Thomas Neves, “além dos aspectos culturais, comerciais e de intercâmbio, o Corpo Consular estimula que os 128 países com embaixadas no país designem personalidades aqui radicadas – tanto seus nacionais como cidadãos de nacionalidade brasileira -, para exerceram funções de representação consular”.
CAFÉ DA NAÇÕES
“Essa linha de atuação – assinala Thomas Neves – visa ampliar a abertura do Paraná para o mundo, com o Corpo Consular, apoiando o Governo Estadual, o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná e entidades congêneres, na busca de mais intercâmbio, investimentos, compreensão e amizade”.
Neves destaca, nesse aspecto, o evento, há mais de 40 anos, dos tradicionais “Cafés das Nações”, realizados pelo Diário da Indústria & Comércio e apoiados pelo Corpo Consular para comemorar as datas nacionais dos países. “Isto porque, ao juntarmos todos os esforços em tais ações, estamos contribuindo para a presença do Paraná, o desenvolvimento harmonioso dos povos e a consolidação da paz internacional”.
Fonte: Rafael de Lala, jornal Diário Indústria & Comércio