Jogos Internacionais da Natureza no Paraná

Reunião coordenda pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, com a presença do cônsul do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, prefeitos e lideranças anunciou
competição internacional no litoral

Atletas e turistas de sete países estarão no Paraná no ano que vem para a primeira edição dos Jogos Internacionais da Natureza, realizados entre maio e junho de 2020 em 13 municípios da Serra do Mar, que compreende o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. O vice-governador Darci Piana formalizou nesta quarta-feira (31) o apoio do Governo do Estado ao evento, uma iniciativa da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e planejada também para outras regiões do Paraná em 2021 e 2022.

Com a participação do Brasil, Japão, Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra, o evento tem o objetivo de fortalecer o turismo de natureza, as atividades esportivas e valorizar a cultura e a gastronomia locais. A competição vai ao encontro de outra iniciativa do Governo do Estado, os Jogos de Aventura e Natureza, que começam em 10 de agosto deste ano envolvendo 26 municípios e 29 modalidades
esportivas.

Evento deve reunir atletas do Brasil, Japão, Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra para competições que acontecem em 13 municípios da Serra do Mar.

Piana afirmou que o Estado trabalha em parceria com a iniciativa privada em ações que buscam fortalecer o turismo no Paraná, um setor importante na geração de emprego e renda. “Assim como os Jogos de Aventura e Natureza, este evento vai fomentar o turismo no Litoral fora da temporada, movimentando os hotéis, pousadas, restaurantes e trazendo mais alternativas de geração de renda à população local”, disse.

Outra ação do Governo do Estado citada por Darci Piana é a criação de uma escola na Ilha das Cobras, nas instalações da residência oficial de veraneio para atender governadores, com o objetivo de capacitar os moradores em áreas como gastronomia e hotelaria, também com foco no desenvolvimento turístico regional. Os cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “A ideia é preparar a população das ilhas para melhorar o ambiente econômico, profissionalizando as pousadas e restaurantes locais”, afirmou o vice-governador.

A Unilivre ainda está organizando a programação dos Jogos Internacionais da Natureza, mas já estão programadas cerca de 20 modalidades, como ciclismo, corrida, balonismo, escalada, skate, surf e pesca esportiva. Além dos esportes ligados à natureza, também estão previstos roteiros de ecoturismo em circuitos municipais, projetos de conservação ambiental, palestras, oficinas, conferências, exposições e feiras.

As atividades acontecerão nos municípios de Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Guaraqueçaba. Em 2021, os Jogos Internacionais serão na Região Central do Paraná e em 2022 no Oeste, incluindo a fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Foto: AEN/PR