Uma estatística do governo japonês mostra que o total de trabalhadores estrangeiros no Japão chegou a um número sem precedentes em 2018.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social elabora a estatística com base nos dados fornecidos por empregadores.
Segundo o ministério, em 31 de outubro, o número de estrangeiros trabalhando no Japão ultrapassou a marca de 1.460.000. Houve um aumento de aproximadamente 180 mil, ou 14 por cento, em comparação com o ano anterior. O número bateu um novo recorde pelo sexto ano consecutivo.
Por nacionalidade, trabalhadores chineses ocupam o topo da lista, com cerca de 389 mil. Vietnamitas estão em segundo lugar, com 317 mil, e filipinos, em terceiro, com 164 mil.
O número de trabalhadores vindos do Vietnã registrou um aumento de aproximadamente 30 por cento, a maior elevação por nacionalidade.
Cerca de 439 mil trabalhadores estrangeiros, ou 30 por cento do total, estão concentrados em Tóquio. As maiores concentrações seguintes são a província de Aichi, com 152 mil, e Osaka, com 90 mil.
O Ministério do Trabalho diz que a tendência é, em grande parte, consequência da escassez crônica de mão de obra no Japão.
Com informações da nhk.or.jp