Parlamento japonês inicia trabalhos legislativos deste ano

Nesta segunda-feira foi celebrada a abertura de nova sessão do Parlamento japonês. Espera-se que hajam debates acalorados entre os partidos de situação e oposição em diversas questões, incluindo as pesquisas trabalhistas mal sucedidas que levaram pagamentos de seguridade social de milhões de pessoas a serem reduzidos. 

A cerimônia de abertura foi celebrada com a presença do Imperador Akihito. Desde sua ascensão ao trono, esta é a 82ª vez que o Imperador faz um pronunciamento ao Parlamento durante sua cerimônia de abertura. Esta é também a última vez que ele atende à cerimônia do Parlamento antes de sua abdicação, programada para abril.

Durante seu discurso sobre políticas, o primeiro-ministro Shinzo Abe desculpou-se pelas revelações recentes de que as pesquisas mensais de salários e horas trabalhadas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social vêm utilizando um método inadequado há anos.

Partidos da oposição estão pedindo deliberações intensas sobre a questão. Eles afirmam que o escândalo comprometeu a confiança pública nos órgãos governamentais, e pedem que o ministro seja demitido.

Durante esta sessão, o governo e a coalização governista tentam conseguir uma aprovação rápida de um novo orçamento suplementar para este ano fiscal, e um orçamento para o ano fiscal de 2019.

Com nhk.or.jp