O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, participou no dia 10 de dezembro, em São Paulo, da Reunião Conjunta dos Órgãos Governamentais e Entidades Privadas do Japão no Brasil (“Kamin Godo Kaigi”). Conjuntura atual e perspectivas das relações entre o Brasil e o Japão foram discutidas na ocasião, com base em análises e depoimentos dessas instituições.
Presidido pelo embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, o encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas representantes de entidades privadas e órgãos governamentais japoneses no Brasil como da Embaixada, dos consulados japoneses, câmaras de comércio, entre outros. Takahiro Nakamae, cônsul-geral do Japão em São Paulo, também participou da reunião.
Durante o encontro foi aprovada a proposta levada pelo presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, sobre a criação da Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão (CNCBJ). Segundo o presidente, conforme proposta da CCIBJ-PR, o comando para a legalização da CNCBJ, ficará por conta de São Paulo, assim como a presidência da Instituição.
Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão
A proposta de criação da Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão tem objetivo de melhor o desempenho da subdivisão em superintendências de acordo com a subdivisão da Embaixada do Brasil, em 7 Jurisdições.
As regiões serão divididas da seguinte forma: Região Centro ou 01- Brasília, Goiás e Tocantins; Região Centro-Oeste-ou 02, formado por São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Região Sul ou 03, formado pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Região Sudeste ou 04, formado por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; Região Nordeste ou 05, formado por Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará; Região Norte ou 06, por Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.; Região Noroeste, formado pelos Estados de Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Fotos: S. Osumi / CCIJB de São Paulo