Sem concorrentes, Abe recebe novo mandato como premier japonês

2015-840772006-20150814072700157afp.jpg_20150814

Shinzo Abe faz discurso durante o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, na véspera da data que marcou a derrota japonesa no conflito – TORU YAMANAKA / AFP

 

TÓQUIO – O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ganhou seu segundo mandato nesta terça-feira após o seu único rival potencial para o cargo de chefe do partido governista não conseguir apoio suficiente para se inscrever na disputa.

Abe, que assumiu o cargo em dezembro de 2012, foi o único candidato a se registrar na eleição para a liderança do Partido Liberal Democrático (LDP), após Seiko Noda, ex-executivo da legenda, não angariar apoio suficiente.

Com a exclusividade, Abe tem agora mais um mandato de três anos como chefe do partido e, portanto, como primeiro-ministro. A equipe política de Abe prometeu focar na vacilante economia.

— Para criar um vitorioso ciclo econômico, quero espalhar o sentimento de recuperação em cada canto do país, focando no futuro — disse ele, antes de registrar seu voto.

Abe usou seu capital político no último ano para encaminhar uma legislação impopular, que deve ser aprovada este mês, que pode autorizar as tropas japonesas a lutarem no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

O premier já havia governado o país entre 2006 e 2007.

 

Fonte: Link da matéria O Globo