Toyota premia melhores fornecedores de Brasil e Argentina pela 18ª vez

A Denso foi indicada o melhor fornecedor da Toyota no Brasil e a YPF o melhor na Argentina em 2019. As duas empresas atingiram os melhores índices na 18ª edição da premiação da Toyota na região, que este ano no total reconheceu 33 empresas no Brasil e na Argentina que atingiram metas e superaram expectativas da fabricante pelo desempenho em três categorias: qualidade e logística, ações de redução de custos e reconhecimento especial.

O reconhecimento especial foi concedido a oito fabricantes de autopeças que foram mais eficientes no desenvolvimento de componentes para projetos da Toyota no Brasil e na Argentina, ao reduzir custos e adicionar valor de engenharia. Exemplo disso é a nova geração do Corolla, sedã que começou a ser produzido na fábrica de Indaiatuba (SP) em setembro de 2019 com 70% de conteúdo nacional (60% no caso da versão híbrida) e envolveu 116 fornecedores, 15 deles novos.

O evento de premiação é realizado junto com a conferência anual de fornecedores da Toyota América Latina e Caribe (TLAC), que foi criada em 2019 e teve sua segunda edição este ano no fim de maio para reunir as empresas parceiras que atendem as fábricas do grupo na região (Brasil, Argentina e Venezuela). Desta vez tudo aconteceu on-line, para seguir as recomendações de distanciamento social impostas pela pandemia de coronavírus.

A cerimônia on-line contou com a participação de representantes de 150 fornecedores da Argentina e do Brasil, bem como dos principais executivos das três filiais da empresa na região, incluindo Masahiro Inoue, CEO da Toyota América Latina e Caribe; Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e Venezuela; Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina; e Celso Simomura, representante regional da companhia responsável por compras e pesquisa e desenvolvimento.

“Nesses tempos em que somos forçados a estar distantes uns dos outros, é interessante ver a nossa capacidade de reinvenção, tendo realizado o primeiro encontro on-line de fornecedores do mercado. O retorno que tivemos dos participantes, com elogios para a organização e dinamismo da reunião, nos motiva ainda mais a seguir propondo alternativas que contribuam para que todos trabalhem juntos, com foco na sustentabilidade de longo prazo do nosso negócio”, destacou Celso Simomura.

OS FORNECEDORES RECONHECIDOS NO 18º PRÊMIO TOYOTA

• OS MELHORES FORNECEDORES DE 2019
A Toyota escolheu entre as 33 empresas premiadas as duas que apresentaram os melhores índices em todas as categorias da premiação, uma na Argentina e outra no Brasil:

– BRASIL: Denso
– ARGENTINA: YPF

• QUALIDADE E LOGÍSTICA
Este ano a Toyota uniu os desempenhos em qualidade e logística em uma só categoria de premiação. Na avaliação de qualidade, as empresas tinham de cumprir a meta de entregar peças sem nenhum defeito (0 PPM, ou nenhuma discrepância a cada milhão de componentes analisados). O fornecedor também não podia apresentar reclamações graves sobre seus desempenhos durante 2019. Além disso, tinham de ter atingido um ano antes o nível “certificado” em logística, além de cumprir o prazo estipulado na entrega de todos os itens encomendados, sem apresentar qualquer divergência de dias e horários. Dezesseis fornecedores, onze no Brasil e cinco na Argentina, cumpriram esses critérios e foram premiados por qualidade e logística este ano:

– BRASIL: Dana, Kautex, Honda Lock, Litens, Mangels, Maxion Wheels, Panasonic, SMR, Sumidenso do Brasil, Sumitomo Rubber do Brasil e TPR
– ARGENTINA: CGR, Inergy, Plimer, Stilo, WG e Pirelli

• REDUÇÃO DE CUSTOS
Os fornecedores avaliados com nível de excelência na categoria excederam as expectativas da Toyota a partir de ideias já implementadas para redução de custos. Foram premiadas duas empresas no Brasil e quatro na Argentina por ações de redução de custos:

– BRASIL: Harman e Yazaki
– ARGENTINA: Bridgestone, Fric-Rot, Toyota Boshoku e Vuteq

• RECONHECIMENTO ESPECIAL
No total oito fornecedores, cinco no Brasil e três na Argentina, foram reconhecidos por sua eficiência na participação de desenvolvimento de produtos da Toyota em ambos os países, ao reduzir custos e adicionar valor aos projetos.

– BRASIL: Adient, Cestari, KYB, Pioneer e PPG
– ARGENTINA: Dana, Guidi e Toyota Boshoku